19.4.09

sorriso encontrado

O meu sorriso sorrindo,
partiu correndo, e foi ver
se te encontrava a sorrir,
se te encontrava a sofrer…
Entrou sem tu teres sentido,
pisou teu lugar preferido,
sentiu desejo perdido,
viu sinais do teu viver.

Leu um poema esquecido,
pousado na cabeceira;
tropeçou na brincadeira
que encontrou pelo chão;
percebeu o lado triste
que trazes no coração.

Tentando que tu repares,
lança um sopro ondulante
sobre chama de canela,
que com um gesto dançante,
insinua-se arrogante,
mantendo-se de sentinela.
Gosta de se ver a arder!
Com piromaníaco prazer,
acelera o derreter,
consome-se em curto instante.
E tu, um pouco distante,
resolves fechar a janela
como se pudesse ser ela
a causa daquele mexer.

Só teu sorriso notou
que o meu queria notar-se
sorrindo por ti, docemente,
decidiu aproximar-se.
A medo lá esboçou
um sorriso grande, evidente,
mostrando que acredita
poder sorrir novamente.

14 comentários:

Nanda Assis disse...

massa demais.

bjosss...

Margarida disse...

adorei, então a última estrofe :D

Paa Candido! disse...

Concordo com a Margarida, a última estrofe é MAR! :D

Beijinho e bom domingo *;

al disse...

sinceramente, não percebi a terceira estrofe.. explica-me para eu fechar a gaveta :P

sorrindo por ti, docemente,
decidiu aproximar-se.
A medo lá esboçou
um sorriso grande, evidente,
mostrando que acredita
poder sorrir novamente.
- isto é que é lindo $:

beijinho Nuno *

Nuno G. disse...

Ana Luísa, aqui vai ;):

no poema tens três entidades autónomas:
o meu sorriso,
ela,
o sorriso dela,

na última estrofe o sorriso dela "encontrou" o meu sorriso e sorriu por ela (ela continuou sem notar que o meu sorriso a fora visitar...)

desculpa a complicação...
beijo!

Anónimo disse...

Querido poeta, eu percebi o poema e adorei!!!

Fiquei a sorrir e a pensar nesta rima q me ocorreu espontaneamente: "sorriso encontrado pelo meu amado". :)

Deixo-te por isso um bjo sorridente e agradecido por tão bela leitura.

Luz e paz

ana/fragmentus

Mariana Dore disse...

confuso, mas lindo... pode ser interpretdo de algumas formas, dependendo de que dimensão o leitor dá

;D

Raquel disse...

olá Nuno, tudo bem? Obrigada pela visita ao Koiné.

Amo poesia, gostei do que você escreve, por isso voltarei mais vezes.

um beijo.

:.tossan® disse...

belo poema! Abraços

Canto da Boca disse...

Que beleza de poema!
Obrigada pelos sorrisos, pelas gavetas que abri ao chegar aqui.

E fico contente demais que em meus sentidos pelo Porto, conseguiste viver outra vez a cidade.

Obrigada de novo!
Um abraço.
;)

al disse...

só hoje é que vi a tua explicação.. obrigada e por favor, não peças desculpa, não há nada por que pedir. delicia-nos com mais poemas teus :)

eu acho que vou fazer pergunta estúpida.. mas tu por acaso não tens nada a ver com os 'The Portugals', pois não?

beijinho *

Anónimo disse...

Retribuindo a visita... adorei sua gaveta.
Vou voltar mais vezes e menos cansada pra poder ler mais.
Um sorriso pra ti
Bjs

Canto da Boca disse...

Onde está meu comentário?
:(
Deixei-o aqui, será que caiu da gaveta?

Izinha disse...

Olá Nuno, obrigada pela visitinha e por me dar a oportunidade de te conhecer...adorei poder te ler.
vejo reflexos de um amor entre saudades.


bjos!